Como o cérebro resolve problemas durante o sono?

Como o cérebro resolve problemas durante o sono?

“Durma com isso. As coisas vão parecer melhores pela manhã.”

Esse conselho, muitas vezes dado por um dos pais, é dito com amor e boas intenções, mas ainda nos faz revirar os olhos, porque queremos apenas dormir – não pensar, não avaliar opções. Certamente não queremos esperar até amanhã.

Mas …?

“Todos nós fazemos isso”, diz o Dr. Robert Stickgold, professor de psiquiatria da Harvard Medical School. “Resolvemos problemas enquanto dormimos.”

Mais importante: devemos. O cérebro está fazendo seu trabalho noturno de encontrar conexões, então, quando acordamos, temos uma visão diferente. Pode parecer um estresse, mas em vez de lutar contra ele, existem maneiras de aceitar a revisão noturna do dia para que não se transforme em uma avaliação insone de nossas vidas inteiras.

O primeiro passo é entender como funciona.

Como o cérebro resolve problemas durante o sono

Quando você está acordado e tentando resolver um problema pegajoso, a abordagem certa é muitas vezes pegar um pedaço de papel e listar os prós e os contras. Mas geralmente há muitos itens e você não sabe como avaliar suficientemente a importância de cada um, então “isso não ajuda você”, diz Stickgold.

Mas quando você vai para a cama, o cérebro faz uma triagem e “examina os eventos do dia e vê o que ficou inacabado”, diz ele. É escolher o que tem algum “zumbido afetivo”, as emoções que aconteceram durante ou logo após algo acontecer. O cérebro usa essas “marcas” de memória como indicadores de que o evento foi importante e que há mais para descobrir. Essencialmente, o cérebro está dizendo: “Acho que posso ajudá-lo”.

Dois elementos fazem isso acontecer. O córtex pré-frontal é desligado. Essa parte do cérebro lida com a tomada de decisões executivas (que inclui pensamento racional e controle de impulso), mas agora não há borda crítica ou categorias para colocar ideias. O cérebro pode associar livremente e, como diz Stickgold, “processos em segundo plano. “

E quando você entra no estágio REM do sono, os neuromoduladores norepinefrina e serotonina são desligados. A noradrenalina aumenta o foco em problemas imediatos e concretos. “É a razão pela qual você não quer ouvir sobre a ‘ideia brilhante’ de alguém quando está se aproximando de um prazo”, diz ele.

Pouco se sabe sobre o que acontece quando a serotonina é desligada, mas Stickgold sugere que ela induz o cérebro a identificar conexões mais soltas como valiosas. Com ambos os neuroquímicos sob controle, fragmentos de ideias podem se juntar. “Você aprimorou a descoberta de associações fracas, aquelas que nunca notaria”, diz Stickgold.

O resultado é que você acorda no dia seguinte de repente pensando: “Não quero trabalhar em Iowa” ou “sim, Iowa”. Pode parecer uma decisão instintiva, que você não pode necessariamente explicar. Também pode não ser o último, mas algo mudou. “Você não está no mesmo lugar de quando foi dormir”, diz Stickgold, acrescentando que nem tudo pode ser explicado e a ciência não pode calcular se o que você decide é certo. “É um processo irracional.”

Ficar acordado para resolver um problema não funciona

Você pode ser uma pessoa que vira os problemas indefinidamente enquanto espera pelo sono. O que o cérebro quer fazer antes de você adormecer é ver um pensamento e ir para o próximo. O que você pode acabar fazendo é se apegar a um pensamento, então ruminar; arrependimentos começam a surgir e isso desencadeia uma descarga de adrenalina, que pode levar de 10 a 15 minutos para queimar, diz Stickgold.

Ajuda reconhecer um pensamento e deixá-lo seguir em frente, semelhante à prática de observar os pensamentos sem julgamento durante a meditação. Há uma série de dispositivos de imagens que podem funcionar: fazer com que uma fita adesiva ou balão o remova ou colocá-lo em um tee e derrubá-lo no campo. O principal é perceber que a mera existência do pensamento não é um problema.

Mas se os pensamentos persistirem, existem etapas calmantes. Se você está se preocupando se a garagem está fechada ou o forno desligado, em vez de continuar se perguntando, “não há nada de errado em se levantar e verificar”, diz Stickgold. Para problemas menos solucionáveis ​​imediatamente, mantenha um bloco de notas ao lado da cama e anote um lembrete para amanhã. Se você está preocupado em esquecer uma preocupação ou ideia em particular, tire isso da sua cabeça e garanta que você verá pela manhã.

O que não ajuda é levantar no meio da noite para “resolver” um problema. Você acaba ficando exausto na manhã seguinte e não está mais perto de uma decisão ou solução. A resposta, por mais desconfortável que possa parecer a princípio, é deixar o desfile de pensamentos marchar.

“Considere o período de preocupação como um presente”, diz Stickgold. “É configurar o cérebro para pegar problemas e alinhá-los por oito horas incrivelmente produtivas. É meio elegante de certa forma.”

Joao Siqueira

João é professor de Educação Física, especialista em exercícios e bem-estar, além de estudante do cérebro e do comportamento além de fundador e sócio da Run.

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